Entre em contato | SP (12) 97410-6099 | MG (31) 98844-4053 / (35) 99810-8666 || contato@i3e.com.br
I3E SOLUÇÕES ELÉTRICAS APRESENTA TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE INVERSORES FOTOVOLTAICOS

I3E SOLUÇÕES ELÉTRICAS APRESENTA TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE INVERSORES FOTOVOLTAICOS

O Inversor Solar é o “coração” do seu sistema de energia solar fotovoltaica.

Projetos voltados para energia solar fotovoltaica deixaram de ser um sonho para se tornarem uma realidade para pessoas e empresas que buscam economia e alternativas para tornar o planeta um lugar melhor para viver. Os painéis fotovoltaicos são utilizados para gerar energia elétrica. É aí que entra o inversor solar. Responsável por abastecer casas, sedes corporativas e muitos outros dispositivos ou ambientes que precisam de eletricidade.

Com tantas opções, porém, é importante se atentar para a finalidade do seu sistema e, principalmente, para o inversor solar do conjunto fotovoltaico. Mas o que é, afinal, o inversor solar?

Fonte: BlueSol

O seu papel principal no sistema fotovoltaico é inverter a energia elétrica gerada pelos painéis, de corrente continua (CC) para corrente alternada (CA). Já o seu papel secundário é garantir a segurança do sistema e medir a energia produzida pelos painéis solares.

Fonte: Portal Solar

A geração da energia elétrica convencional dos dias de hoje é feita através de máquinas elétricas – um motor “invertido” que transforma energia mecânica em energia elétrica.

Devido à forma de construção dessas máquinas elétricas, a eletricidade é gerada na forma de corrente alternada. Além disso, a transmissão e distribuição da corrente alternada são muito mais fáceis do que da corrente contínua.

Por esse motivo, todos os sistemas elétricos do planeta são baseados em corrente alternada (salvo raras exceções em que é necessário fazer algum tipo de ajuste; como é o caso da Usina Hidrelétrica de Itaipu).

Por isso mesmo é que a quase totalidade dos aparelhos consumidores de energia elétrica (eletrodomésticos, eletroeletrônicos, iluminação, telecomunicação, etc.) são construídos para serem ligados diretamente à rede em corrente alternada.

A geração de energia elétrica pelas células fotovoltaicas é um processo físico-químico, no qual as características elementares dos materiais que compõem as células fotovoltaicas liberam elétrons ao receberem radiação luminosa.

Os elétrons fluem sempre no mesmo sentido, da parte superior das células fotovoltaicas para a parte inferior (tomando como exemplo uma célula solar fotovoltaica de silício), por isso a corrente elétrica gerada é do tipo corrente contínua.

Devido a isso, na maioria das vezes é necessário utilizar o inversor fotovoltaico para poder utilizar aquela lâmpada, televisão, geladeira, etc., que foi feita para receber eletricidade em corrente alternada.

Como eu sei se um inversor solar é confiável?

Os inversores solares são bastante confiáveis; contudo, existem muitas dúvidas sobre seu uso correto. Para você adquirir um material eficiente e seguro, é importante ficar de olho em algumas características:

  1. Eficiência do aparelho: Para inverter a corrente contínua em alternada, o inversor deve ter um alto grau de eficiência para economia de energia para sua casa e/ou empreendimento. O mínimo aceitável deve ser de 94%.
  2. Padrão de proteção do inversor: O inversor é considerado seguro se obedecer às recomendações NBR IEC 60529. Nela são estabelecidos os graus de proteção para revestimentos de equipamentos elétricos, conhecidos como códigos IP.

A instalação do padrão depende muito do local de instalação. O mínimo recomendável é o IP 55.

Onde são instalados?

Podem ser fixados em locais diferentes, de acordo com as finalidades dos aparelhos. Em uma residência, eles podem ser colocados perto do quadro de luz, próximo aos módulos fotovoltaicos, ou em outro local indicado.

Em mini distribuidoras comerciais e industriais, pode ser construída uma sala somente para abrigar o aparelho. Em geral o espaço para prover a energia gerada é muito grande, logo o aparelho também vai ocupar muito espaço, devido ao seu tamanho.

Contudo, o local de instalação depende das necessidades do cliente: pode ser fixado próximo a ele para pode acompanhar a produção constantemente; ou colocar mais longe devido ao pequeno ruído emitido pelo inversor solar.

Tipos de Inversores Fotovoltaicos e as Diferenças do Inversor On-grid x Off-grid

Existem, basicamente, dois tipos de inversores fotovoltaicos, que diferem de acordo ao seu funcionamento em relação à forma como fornecem energia elétrica aos aparelhos consumidores (na linguagem técnica: de acordo à forma como alimentam às cargas): o inversor solar off grid e o inversor solar on grid.

  • Como Funciona um Inversor Fotovoltaico Autônomo? – Inversor Off Grid

Fonte: sunenergy

O inversor solar off grid, ou inversor off grid, é feito para “alimentar diretamente às cargas”, retirando energia diretamente de um banco de baterias, gerando o sinal elétrico de corrente alternada e fornecendo a potência elétrica diretamente aos aparelhos consumidores.

Esse tipo de inversor solar fotovoltaico é utilizado nos sistemas fotovoltaicos isolados, comumente chamados de off-grid, justamente pela sua capacidade de fornecer energia diretamente às cargas, dependendo somente do banco de baterias.

Os inversores autônomos, apelidados de inversores off-grid, não podem ser utilizados em sistemas on-grid (conectados à rede) porque não tem capacidade de interagir com o sinal de corrente alternada presente na rede.

No caso da ligação de um inversor autônomo em uma rede, o resultado é quase sempre uma explosão (e não é de alegria).

  • Como Funciona um Inversor Fotovoltaico Interativo à rede? – Inversor On Grid

Fonte: jrsolar

Esse tipo de inversor fotovoltaico é construído para interagir com o sinal senoidal da corrente alternada presente na rede.

Os inversores interativos, também chamados de inversores grid tie, são feitos para trabalhar especificamente com a rede e, de forma automatizada, se comportam como unidade de controle do sistema fotovoltaico on-grid.

Um inversor interativo age como se fosse um “misturador de energia”, que mistura a energia solar à energia elétrica convencional, permitindo o uso dessa energia por qualquer aparelho ligado à rede elétrica.

Como ficam ligados permanentemente à rede, os inversores interativos devem ser capazes de fornecer a corrente alternada da maneira mais perfeita possível, além de detectar qualquer anomalia que apareça na rede, como flutuações de tensão (elevações ou rebaixamentos momentâneos da “voltagem” da rede, que podem ser percebidos quando o brilho das lâmpadas varia) ou de frequência, e principalmente as quedas de tensão.

  • Diferenças do Inversor On-grid x Off-grid

Como o inversor on grid fica permanentemente ligado à rede, no caso de quedas de tensão (apagões) ele deve se desligar automaticamente, evitando pôr em risco o serviço de manutenção.

Esse comportamento é chamado de “anti-ilhamento”; a “ilha” é uma unidade consumidora, como sua casa (ou trecho de rede), por exemplo, que ficaria alimentada em caso de problemas na rede elétrica.

Isso acarretaria problemas, não só para os técnicos de manutenção e para a rede, mas também para o próprio gerador, que poderia ser sobrecarregado, vindo a se danificar.

Justamente devido a essas características, um inversor interativo não funciona como inversor autônomo, ou seja, não é possível utilizar um inversor grid-tied em um sistema off-grid, pois esse não consegue alimentar diretamente às cargas, uma vez que é construído para alimentar à rede.

Ter um sistema fotovoltaico, seja na sua empresa ou na sua residência, é uma ótima atitude de responsabilidade ambiental. E para garantir a maior economia e eficiência energética, é fundamental contar com profissionais qualificados, que ofereçam um atendimento personalizado que entende suas necessidades e utilizam as melhores estratégias para que você tenha energia limpa e contribua para um planeta mais sustentável.

Fontes:

http://blog.bluesol.com.br/inversor-fotovoltaico-o-que-e-como-funciona/

https://www.portalsolar.com.br/o-inversor-solar.html

http://www.solarvoltenergia.com.br/inversor-solar/

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta