Entre em contato | SP (12) 97410-6099 | MG (31) 98844-4053 / (35) 99810-8666 || contato@i3e.com.br

Como economizar energia de maneira eficaz?

Descubra como economizar na conta de luz

Desde a falta de chuvas de 2014, a tarifa de energia elétrica subiu consideravelmente, afetando o bolso de boa parte da população.

No ano de 2014, o consumo de energia elétrica aumentou, mas as chuvas diminuíram. Na época, aconteceu a chamada “crise hídrica”, que resultou em aumentos na conta de luz. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em janeiro de 2015 a conta subiu em média 42%.

 

Hoje, mesmo sem a crise hídrica, a conta de luz no final do mês pode se tornar uma grande preocupação e um grande peso no bolso. Por este motivo, separamos algumas dicas de como economizar na luz, confira abaixo.

Aprenda a medir a sua conta

Muitas casas sempre tiveram contas de luzes com valores quase que padronizados, em uma situação como essa, em chega uma conta mais alta, o susto é grande. É sempre interessante ter uma noção de qual o seu consumo diário de energia, veja como calcular:

Como calcular o consumo do mês vigente:

Anote a leitura atual do seu medidor e subtraia da última leitura emitida em sua conta de luz. Divida esse valor pela quantidade de dias restantes entre elas.

 

Leitura Atual – Última Leitura / quantidade de dias restantes = consumo médio diário

Como calcular o consumo dos meses anteriores:

Divida o total da leitura pelo número de dias do mês.

 

Leitura do mês / número de dias do mês = consumo do mês

 

Utilize um simulador de consumo para identificar quais são os aparelhos que estão consumindo mais energia e adote medidas preventivas para redução da conta. Uma sugestão de simulador é o disponibilizado pela Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE), que é a companhia responsável pela energia elétrica no Rio Grande do Sul. Apesar das tarifas serem diferentes em cada localidade, é possível ter uma noção de quanto é gasto por mês ou dia.

 

Troque as lâmpadas

Se você ainda utiliza lâmpadas incandescentes (lâmpadas amarelas e redondas), passou da hora de trocá-las. Apesar das lâmpadas fluorescentes ou de LED serem um pouco mais caras, elas duram por mais tempo e  podem gerar uma economia de mais de 30% no consumo de energia elétrica.

 

Conserte fiações defeituosas

Muitas pessoas não sabem, mas uma fiação defeituosa pode aumentar os gastos com a energia elétrica. Caso um fio esteja parcialmente ou totalmente desencapado, ele pode puxar carga elétrica de maneira constante, fazendo com que consuma mais do que o necessário.

 

Esteja sempre atento aos fios não apenas dos aparelhos, mas da fiação interna da casa. É válido investir em uma revisão e manutenção com o eletricista.

 

Evite banhos demorados

Os chuveiros consomem muita energia, portanto, diminuir o tempo do banho não só economiza água como também pode ajudar a reduzir sua conta de luz.

Pesquise e invista em Energia Solar

Apesar de todas as dicas acima serem válidas, uma boa economia na conta de luz acontece mesmo com a instalação do sistema de Energia Solar. Veja como funciona:

O que é a energia solar fotovoltaica?

É a energia obtida ao ser instalado um painel solar fotovoltaico em uma residência ou empresa, a energia solar é convertida em eletricidade e então torna-se energia solar fotovoltaica.

 

A energia solar fotovoltaica é a alternativa natural para a crise no setor elétrico no país e o alto custo de geração de energia, além de ser extremamente vantajosa nas questões ecológicas e financeiras, sendo de fácil instalação, valorizando o imóvel e tendo longa vida útil.

Deixe uma resposta